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HISTÓRIA
Houve um tempo em que os os garotões, se orgulhavam de seu carro vermelho incandescente. Para muitos deles esse carro era um PUMA (O Primeiro, o mais fabricado e o mais conhecido Fora-de-Série Brasileiro ) Para outros como o empresário Nívio de Lima que trabalhava nas férias paulistanas, o PUMA era um sonho Distante.
Anos se passaram e Nivio de Lima empresário do setor de autopeças realizou seu sonho radicalmente comprou a PUMA por um Milhão de Dólares, recomeçou a produção e destinou o primeiro carro para ele mesmo.
A Marca que estava desativada desde 1.985 e a última tentativa de tentar reerguê-la da Araucária S/A de Curitiba, não deu certo pois a empresa esbarrou numa dívida da PUMA Veículos e Motores com a Volkswagen do Brasil. Mas Nívio assumiu o seu sonho com os pés no chão, trabalhou oito meses em silêncio investindo outro milhão de Dólares numa montadora na Cidade Industrial de Curitiba e em modificações estéticas e melhorias mecânicas na versão mais potente o GTB, para se garantir Nívio negociou com uma revendedora dos EUA o Fornecimento de 318 PUMA AMV 4.1 em um ano, porém não se sabe se realmente estes AMV foram exportados.
As principais melhorias no PUMA AMV foram os "novos" Bancos RECARO com revestimento do interior em couro o novo desenho do painel de instrumentos semi-envolvente, muitos achavam o painel meio sem graça, barra estabilizadora Panhardt, os freios ficaram mais seguroscom a adoção de uma válvula equalizadora , Ar- Condicionado ( Quente- Frio ), Rodas de liga Leve utilizando pneus 205/60, direção hidráulica, comando elétrico dos vidros, rádio toca-fitas digital com antena elétrica, o desempenho do PUMA AMV chegou a 175 Km/h contra 168 Km/h do último PUMA GTB/S2 produzido pela Araucária S/A, manteve a mesma aceleração de 0-100 Km/h na marca de 10,84 segundos , demorou menos nas retomadas de velocidade 18,03 segundos para ir de 40 Km/h a 120 Km/h por exemplo contra 22,19 do GTB/S2 da Araucária S/A.

Não se sabe exatamente quantos PUMA AMV 4.1 chegaram a ser produzidos desde 1.988 mas foram bem poucos, e também a com a abertura do mercado para os carros esportivos importados selou definitivamente a trajetória do PUMA AMV 4.1, num futuro próximo as unidades remanescentes em bom estado serão muito valorizados no mercado de carros antigos devido a sua pouca produção.

Fonte: Revista Quadro Rodas nº08/1988

 

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