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AMV
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Houve
um tempo em que os os garotões, se orgulhavam
de seu carro vermelho incandescente. Para muitos
deles esse carro era um PUMA (O Primeiro, o mais
fabricado e o mais conhecido Fora-de-Série
Brasileiro ) Para outros como o empresário
Nívio de Lima que trabalhava nas férias
paulistanas, o PUMA era um sonho Distante. |
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Anos
se passaram e Nivio de Lima empresário do
setor de autopeças realizou seu sonho radicalmente
comprou a PUMA por um Milhão de Dólares,
recomeçou a produção e destinou
o primeiro carro para ele mesmo.
A Marca que estava desativada desde 1.985 e a última
tentativa de tentar reerguê-la da Araucária
S/A de Curitiba, não deu certo pois a empresa
esbarrou numa dívida da PUMA Veículos
e Motores com a Volkswagen do Brasil. Mas Nívio
assumiu o seu sonho com os pés no chão,
trabalhou oito meses em silêncio investindo
outro milhão de Dólares numa montadora
na Cidade Industrial de Curitiba e em modificações
estéticas e melhorias mecânicas na
versão mais potente o GTB, para se garantir
Nívio negociou com uma revendedora dos EUA
o Fornecimento de 318 PUMA AMV 4.1 em um ano, porém
não se sabe se realmente estes AMV foram
exportados. |
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As
principais melhorias no PUMA AMV foram os "novos"
Bancos RECARO com revestimento do interior em couro
o novo desenho do painel de instrumentos semi-envolvente,
muitos achavam o painel meio sem graça, barra
estabilizadora Panhardt, os freios ficaram mais
seguroscom a adoção de uma válvula
equalizadora , Ar- Condicionado ( Quente- Frio ),
Rodas de liga Leve utilizando pneus 205/60, direção
hidráulica, comando elétrico dos vidros,
rádio toca-fitas digital com antena elétrica,
o desempenho do PUMA AMV chegou a 175 Km/h contra
168 Km/h do último PUMA GTB/S2 produzido
pela Araucária S/A, manteve a mesma aceleração
de 0-100 Km/h na marca de 10,84 segundos , demorou
menos nas retomadas de velocidade 18,03 segundos
para ir de 40 Km/h a 120 Km/h por exemplo contra
22,19 do GTB/S2 da Araucária S/A. |
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Não
se sabe exatamente quantos PUMA AMV 4.1 chegaram
a ser produzidos desde 1.988 mas foram bem poucos,
e também a com a abertura do mercado para
os carros esportivos importados selou definitivamente
a trajetória do PUMA AMV 4.1, num futuro
próximo as unidades remanescentes em bom
estado serão muito valorizados no mercado
de carros antigos devido a sua pouca produção.
Fonte:
Revista Quadro Rodas nº08/1988
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