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GTB
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Do
Protótipo GTO até o Gran Turismo Brasil
Série 1 |
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No
final de 1.971 a "Pequena Atrevida"
como era conhecida a PUMA Veículos e Motores,
balançou novamente o mercado Brasileiro de
Automóveis, começou a testar um novo
protótipo desenhado por Rino Malzoni ...Leia
mais>>> |
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As
linhas suaves do GTB Série 2 |
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No
salão do automóvel de 1978 foi apresentado
o novo modelo do PUMA GTB, agora denominado GTB/S2
(Série Dois), um carro que apresentava
linhas mais limpas com frente mais baixa,
utilizando o mesmo motor Chevrolet 6 Cilindros
em linha de 4.100cc o consagrado 250-S...leia
mais>>> |
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A
Série Daytona |
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A
série Daytona começou a ser produzida
à partir de "kits" personalizados
criados por oficinas especializadas em fibras e
personalização de veículos.
Os carros saiam com parachoques envolventes
e frente de Opala ou Gol, as lanternas traseiras
de Opala e spoilers laterais que chamavam atenção
na época...leia mais>>> |
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A
esportividade alidada a economia do GTB Série
3 |
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No
final de 1.983 foi lançada a S3, com
o objetivo de ganhar competitividade nos carros
"de rua". O S3 vinha equipado com motor
Chevrolet de 4cc....Leia mais>>> |
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O
raríssimo e misterioso Série 4 |
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Não
se sabe ao certo, mas o S4 seria a última
cartada da Puma em manter viva a lenda GTB. O
carro voltou a ter 6cc e as diferenças
eram por conta da suspensão e câmbio,
além do turbo original de fábrica. |
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ESTATÍSTICAS
DE PRODUÇÃO |
Estima-se
que tenham sido fabricados 701 exemplares da S1 e 888
unidades da S2, mas estes dados não são
confirmados devido à perda do arquivo oficial
Puma após o incêndio na fábrica.
De qualquer maneira, temos uma tabela com uma produção
aproximada. Clique aqui
para ver a tabela. |
AMV,
o GTB Geração 3 |
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Houve
um tempo em que os os garotões, se orgulhavam
de seu carro vermelho incandescente. Leia
mais>>> |
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Do
Protótipo GTO até o Gran Turismo Brasil
Série 1 |
No
final de 1.971 a "Pequena Atrevida"
como era conhecida a PUMA Veículos e
Motores, balançou novamente o mercado
Brasileiro de Automóveis, começou
a testar um novo protótipo desenhado por
Rino Malzoni ele foi batizado inicialmente de
P8, este "novo" protótipo
era conhecido na época como PUMA GTO
ou PUMA Opala, na fase de testes o novo
carro rodou mais de 50.000 Km e com um motor CHEVROLET
6 cilindros em linha de 3.800cc, estava
sendo aguardado pelos amantes da velocidade, não
se tem notícias deste primero protótipo
que provavelmente foi totalmente refeito, com
o mesmo motor Chevrolet, porém com 4.100
cc, e foi apresentado no Salão do Automóvel
de 1.972 ainda com o nome de PUMA GTO
(GTO: Gran Turismo Omologato - Sigla muito utilizada
pela Pontiac e Ferrari), o novo modelo chamou
muito a atenção do público
que aprovou as linhas do novo esportivo tipicamente
inspiradas nos esportivos americanos. neste Salão
do Automóvel a PUMA Veículos e Motores
recebeu cerca de 300 encomendas para o novo modelo
que só entrou em fabricação
regular apenas em 1.974 já batizado
de PUMA GTB (Gran Turismo Brasil), a sua
produção inicial foi de 10 unidades/mês
.
Curiosamente, em maio de 1.974, já estava
ponto um protótipo da pick-up GTB, que
no entanto, nunca foi construída em série
e não se sabe também do paradeiro
deste protótipo.
O PUMA GTB era um carro esporte bonito
e imponente, que tinha fila de espera para
compra, pois o governo militar estrangulava cada
vez mais a entrada de esportivos importados um
número ainda maior de pedidos foi feito
e deste modo , ocorreu um fenômeno interessante
: Os PUMAS GTB's já produzidos eram
comercializados , no mercado de de carros usados,
a preços bem maiores que os praticados
pela fábrica , pois estas unidades não
tinham lista de espera de mais de 1 ano,
isso prova que o problema da PUMA Veículos
e Motores não era de vender os seus carros
mas produzí-los.
A carroceria do PUMA GTB também
era de plástico e fibra-de-vidro,
com a frente bem longa e a traseira curta, cores
metálicas, como prateado e dourado, eram
as preferidas. Vidros verdes, bancos e volante
esportivos faziam parte dos itens de série.
Como o irmão menor, o PUMA GTB era
ideal para duas pessoas -- o espaço do
banco trazeiro podia ser utilizado apenas para
pequenos percursos. O painel de instrumentos era
bem completo e incluía conta-giros,
voltímetro e termômetro do óleo.
Vinha equipado com rodas exclusivas da
PUMA e os pneus inéditos no mercado
nacional, os Pirelli E70.
O desempenho do PUMA GTB não era
muito superior aos do Opala, Dodge Dart e Charger
da época. -- e estes eram mais baratos
que ele. Aliás, o PUMA GTB só
custava menos que o Ford Landau, carro nacional
mais caro da época. Um ano depois de seu
lançamento chegaria um sério concorrente
para o PUMA GTB era o Maverick GT. A velocidade
máxima do PUMA GTB era de 170 km/h
e fazia de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos.
As únicas mudanças sofridas
até 1.978 seriam na grade, conjunto
ótico trazeiro, a localização
da placa trazeira, emblemas e no
motor, que passaria ao 250-S, com
tuchos mecânicos em vez de hidráulicos
e potência de 171 cv suficientes
para 190 km/h.
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As
linhas suaves do GTB Série 2 |
No
salão do automóvel de 1978 foi apresentado
o novo modelo do PUMA GTB, agora denominado GTB/S2
(Série Dois), um carro que apresentava
linhas mais limpas com frente mais baixa,
utilizando o mesmo e motor Chevrolet 6 Cilindros
em linha de 4.100cc o consagrado 250-S apresentava
também na questão de segurança
os inéditos cintos auto-enroláveis
(retráteis ), bancos de couro, ar-condicionado
e
vidros elétricos e com um maior espaço
interno para seus ocupantes, porém o banco
trazeiro continuava o mesmo, pequeno sendo apenas
utilizado para pequenos percursos. O GTB/S2 foi
uma das sensações daquele Salão
do Automóvel. o novo PUMA GTB/S2 utlizava
rodas de liga-leve produzidas em liga de antálio,
de 7 polegadas utilizando Pneus BF-Goodrich
Radial T/A 225/60R14 fabricados no Brasil.
Em alguns catálogos chegaram a ser cogitados
outros modelos da linha GTB/S2 entre eles era
o GTB/S3 que utilizaria o motor Chevrolet de 4
Cilindros de 2.500cc utilizando como combustível
Álcool e também o GTB/S4 utilizando
o motor Chevrolet de 6 Cilindros de 4.100cc 250-S
turbinado, mas não se tem notícias
se os dois modelos chegaram a ser realmente produzidos,
porem já flagramos os dois modelos GTB/S3
e o GTB/S4.
O PUMA GTB/S2 Teve sua produção
paralisada em fins de 1984, ano em
que foram produzidos 56 Pumas GTB/S2, no total
estimasse que foram 888 PUMA GTB/S2 em cinco
anos de fabricação.
Em Março de 1.986 a PUMA Veículos
e Motores mudou-se para Curitiba no Paraná,
nas mãos do empresário Rubens Dabul
Maluf , fundou a Araucária S/A que voltou
a produzir aos GTB/S2 sob licença da PUMA
Veículos e Motores, pagando 0,5% de royalties
sobre cada carro produzido, na primeira fornada
dos PUMA GTB/S2 Paranaenses, foram produzidos
22 carros a previsão era de 68 carros
até o final de 1.986 este "novo"
GTB/S2 foi lançado com o nome ASA,
com o mesmo estilo consagrado, porém com
algumas alterações estéticas
como a utilização das maçanetas
da ALFA ROMEO 2.300 espelhos do Ford DEL REY,
porém seu desempenho não era superior
ao dos esportivos da época o VW GOL GT
1.8 e GM Monza S/R, tanto na Aceleração
quanto na velocidade máxima, por este motivo
o dono de um GTB tinha que engolir um dos citados
esportivos pedindo passagem nas estradas, e o
GTB com o seu poderoso 6 Cilindros não
poderia responder a altura, por dentro o "novo"GTB
tinha poucas diferenças quando comparado
ao modelo de 1.984, revelava uma certa desatualização.
A novidade era a relação de diferencial
distinta da utilizada pelo PUMA no passado, ela
foi alongada de 3,07:1 para 2,73:1 como nos OPALA
da época, As suspensões se mantiveram
as mesmas somente mudando a calibragem das Molas
e dos amortecedores pressurizados
Não se tem idéia de quantos modelos
foram fabricados entre 1.986 e 1.987, e nem do
carro que apareceu na reportágem da revista
Quatro Rodas de 1.986 como uma tentativa de reelançamento
do modelo, mas não passou de uma tentativa
no ano seguinte a fábrica da Araucária
fora novamente vendida para outro empresário
de Curitiba.
Bibliografia:
Revista Auto & Mecânica Classic nº14
ano 2 - PUMA GTB, a História
Revista Quatro Rodas nº 319 1.987 - A Volta
do PUMA
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esportividade alidada à "econômica"
o GTB Série 3 |
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