Este
veiculo quase nao tem literatura específica,
mas de tanto pesquisar junto à fábrica,
ou o que restou dela, eu consegui juntar algumas
informações com o pessoal aqui de
São Paulo e do Paraná. Bem vamos
la!
O
P018 foi desenvolvido pela Puma para aos poucos
substituir as versoes GTI, GTC, ele foi projetado
no início de 1981 e era o projeto número
18 da Puma, dai seu nome ter ficado como Puma
P 018, ( P, de projeto). No início os veículos
seriam montados com suspensão dianteira
Macperson (igual a da Variant II ), Motor 1.7
a ar, comando P2 , dupla carburação
Solex 40 (herança do PumaKit, lembram?),
suspensão trazeira com homocineticas (iguais
a da Kombi), caixa de câmbio com relações
mais longas, tanque de combustível central
(deixando espaço na frente para estepe
e bagagens) e um ítem diferente até
os dias de hoje, as rodas dianteiras possuem aro
14 tala 6 e as trazeiras aro 15 tala 7 com um
desenho exclusivo, parecido com as rodas da GTB
S2 , alguns ítens de conforto como Ar Condicionado,
Ar quente, vidros eletricos. Infelizmente nem
todos os veiculos foram montados com todas estas
inovações, às vezes por problemas
técnicos, às vezes por motivo de
custo, pois sua faixa de preço ficava entre
a Puma GTC e a GTB. Foram produzidos menos de
50 veículos entre 1981 e 1985, quando em
marco a fábrica fechou definitivamente
em São Paulo. Quando a Araucária
Veíiculos de Curitiba comprou os direitos
para produzir os veiculos Puma, ela montou algumas
P018 com o nome de AM1, e AM2 (conversíivel).
Logo a Alfa Metais assumiu a fábrica e
montou estes veículos com Chassi Monobloco
em Fibra e Motor AP 1.8 traseiro, com algumas
modificações no projeto inicial
e batizou de AM3 e AM4 respectivamente.
Por
Paulo César, proprietário de uma
P018 1985. |